Ucraniano da Beacon School vive experiência inesquecível com o basquete em Franca

Refugiado da guerra na Ucrânia, Maksymilian Moroz encontrou no Brasil mais do que segurança: descobriu uma nova paixão. Aluno da Beacon School, escola internacional em São Paulo, ele foi um dos participantes da PB Experience, evento realizado pela Pró Basquete em Franca que reuniu os adolescentes da instituição de ensino para uma imersão no universo do basquete.

Durante a passagem pela Capital do Basquete, Maksymilian e seus colegas tiveram a oportunidade de disputar um amistoso contra o time sub-15 do Instituto ASPA, visitar um treino do Sesi Franca e assistir a um jogo do NBB no tradicional ginásio Pedrocão, além de terem recebido kits personalizados como lembrança da experiência.

“Eu nunca imaginei que existisse algo assim, que eu viria com todo o meu time para Franca. A cidade inteira respira basquete, todo mundo gosta, todo mundo joga”, relatou Moroz, que ficou impressionado com a estrutura e a cultura esportiva local.

Acostumado a treinar basquete por quase duas horas semanais em sua escola, ele valorizou a intensidade dos treinamentos recebidos em Franca. “O pouco tempo que treinamos não é suficiente para se tornar um bom jogador, então essa experiência foi muito importante para mim. Uma vivência muito diferente”, disse.

Antes de chegar ao Brasil em 2022, Maksymilian nunca havia jogado basquete. Sua vida na Ucrânia era voltada à escalada, esporte que praticou durante oito de seus 17 anos. A mudança radical aconteceu após deixar seu país com a mãe, fugindo da guerra. Acolhidos por um amigo da família em São Paulo, os dois encontraram no Brasil um novo lar.

“Eu amo basquete. É o meu esporte favorito. Aqui no Brasil, descobri ele e me apaixonei. Também gostei muito daqui. As pessoas são muito abertas, gostam de conversar, de ajudar. Eu tenho amigos, parceiros de basquete, estudo português. Gosto muito do Brasil”, contou.

A história de Maksymilian é mais do que um relato esportivo — é um testemunho sobre superação, adaptação e a força do esporte como ferramenta de integração e esperança. E a Pró Basquete se orgulha de fazer parte de sua trajetória.

Compartilhe essa notícia:

plugins premium WordPress