Pró Basquete encerra Clínicas Internacionais com festival para 300 crianças e adolescentes em Sabará-MG

Após três semanas intensas de atividades, a Pró Basquete concluiu com sucesso a realização de suas Clínicas Internacionais, que passaram por São Paulo, Vitória e, por último, Sabará (MG). O evento teve como objetivo a capacitação de profissionais de ensino da modalidade, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento do basquete brasileiro.

O encerramento do primeiro combo de clínicas aconteceu no dia 23 de março, domingo, em Sabará, com um festival de basquete que reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes dos projetos sociais do IAV (Instituto Anderson Varejão) e do Instituto ASPA.

Os participantes representaram diversas cidades mineiras, incluindo Sabará, Santa Luzia, Betim, Congonhas, Juatuba, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Pará de Minas, Igarapé, Itabirito, Mateus Leme e Nova Lima. Além da capacitação técnica aos professores, a clínica proporcionou momentos de integração e incentivo ao esporte.

A realização da capacitação no município mineiro contou com o importante apoio da Secretaria de Esportes de Sabará, que cedeu o Ginásio Poliesportivo do Siderúrgica para o evento e auxiliou inscritos e equipes a se instalarem na cidade, garantindo toda a estrutura necessária para o sucesso da iniciativa.

Para Paula Clark, subsecretária de Esportes de Sabará, a ação representa um passo importante para a diversificação esportiva no município. “Foi um privilégio para a gente poder ajudar a fomentar o basquete aqui. Nossa gestão tem esse objetivo, de diversificar os esportes, e esse foi um dos primeiros passos que demos. Muito obrigada à Pró Basquete e aos institutos por essa clínica tão legal”.

A assessora executiva da Secretaria de Esportes, Josilene Silva, também celebrou a realização da clínica em Sabará e destacou a importância do evento para o cenário esportivo mineiro.

“Para nós, foi um grande privilégio receber a Clínica Internacional de Basquete pela primeira vez no Estado de Minas Gerais. Foram várias cidades reunidas e muitos profissionais, o que enriquece ainda mais a área esportiva da nossa região”, afirmou.

O evento teve o patrocínio do Instituto Cury e contou com a chancela oficial da Federação Mineira de Basketball (FMB), assim como aconteceu em São Paulo (SP) e em Vitória (ES), onde as federações locais também deram suas sinalizações positivas para a realização.

Mariana Furtado, coordenadora regional do Instituto ASPA e do Instituto Anderson Varejão, disse que a capacitação oferecida pela clínica foi essencial para o desenvolvimento do basquete na região.

“Eu acho que é legal a gente entender que, em Minas, não temos uma tradição tão forte como em outros lugares no basquete. Então, isso faz com que a clínica seja ainda mais necessária. Trabalhar o que estamos ensinando de uma forma mais qualificada. Então, é de uma importância extrema o projeto proporcionar isso para os nossos professores”, contou.

Mariana destacou ainda a relevância da capacitação contínua dos profissionais que atuam nos projetos sociais e ressaltou o impacto direto da iniciativa na qualidade do ensino da modalidade a adolescentes e crianças.

“Foi um curso de alta qualidade, pensado na base, na preparação dos meninos, com fundamentos, jogos e uma metodologia própria. Os professores puderam aproveitar muito, tirar dúvidas, ver na prática como ensinar e a melhor maneira de aplicar. É fundamental que isso aconteça de forma constante, porque quem ensina sempre precisa de capacitação, reciclagem e atualizações. À medida que novos professores e estagiários vão entrando, essa oportunidade de qualificação precisa acontecer”, finalizou.

As próximas Clínicas Internacionais da Pró Basquete já estão programadas janeiro de 2026, dando continuidade ao trabalho de qualificação de profissionais e incentivo à modalidade no país.

Compartilhe essa notícia:

plugins premium WordPress