LPB SC dá sequência à fase de grupos no dia 25 de outubro; primeira rodada teve jogos animados

A LPB SC (Liga Pró Basquete Santa Catarina), organizada pela Pró Basquete, terá, no dia 25 de outubro, sábado, sua segunda rodada. A competição reúne equipes da categoria sub-15 e busca ampliar o calendário de jogos para os atletas do estado, que são alunos do Instituto ASPA, incentivando o desenvolvimento esportivo e a vivência em situações de competição. Na primeira rodada, realizada em agosto, em Joinville, os jogos já apresentaram bons embates.

Confira, abaixo, os resultados da rodada inaugural:

E.E.B. João Colin 38 x 9 E.E.B. Clarinice Vieira;

E.E.B. Plácido Olímpio 32 x 20 E.E.B. Annes Gualberto;

E.E.B. Plácido Olímpio 24 x 22 E.E.B. João Colin;


E.E.B. Clarinice Vieira 13 x 36 E.E.B. Annes Gualberto;


E.E.B. Annes Gualberto 19 x 34 E.E.B. João Colin;


E.E.B. Clarinice Vieira 11 x 26 E.E.B. Plácido Olímpio.

Na segunda rodada, os confrontos se repetirão em local a ser definido. Até agora, Plácido Olímpio lidera a classificação com 100% de aproveitamento. João Colin, com duas vitórias, é a segunda colocada, seguida da Annes Gualberto, com um triunfo, e da Clarinice Vieira, que não venceu na primeira rodada.

Estrutura do campeonato

A LPB SC é disputada em duas fases. Na de grupos, quatro equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando seis rodadas classificatórias. Cada partida tem quatro períodos de 10 minutos e, em caso de empate, o duelo é decidido na prorrogação.

A classificação é feita pelo número de vitórias, confronto direto, saldo de pontos e, se necessário, sorteio. Essa organização garante que todas as equipes tenham múltiplas oportunidades de competir e mostrar evolução ao longo da competição.

Os melhores colocados avançam para o Final Four, etapa decisiva marcada para o dia 29 de novembro. Nela, o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º joga contra o 3º; os vencedores decidem o título, enquanto os derrotados disputam o terceiro lugar. Além de troféus e medalhas, a LPB SC também premia o MVP das finais e o melhor treinador, reforçando o caráter formativo e competitivo da iniciativa.

Importância para os atletas

De acordo com o coordenador regional Carlos Olívia, a realização da liga representa um marco para as crianças e adolescentes que participam da competição:

“A LPB aqui em Santa Catarina visa o crescimento do projeto, inclui a questão dos jogos e tira os alunos e alunas da zona de conforto, porque ficar só em treinamento faz com que o atleta fique naquela vontade de jogar, não veja a hora da chegada dos jogos”, disse.

Olívia também destacou o impacto positivo já percebido na primeira rodada. “Foi uma grata surpresa, porque tivemos jogos muito disputados. Os meninos mostraram evolução e foram buscando as conquistas. Então, isso é gratificante para nós, que podemos ver a alegria deles em disputar um jogo, representar seu colégio, seu núcleo”.

Consolidação da LPB SC

Com o calendário definido até novembro, a expectativa é que a LPB SC se consolide ainda mais como um espaço de integração e desenvolvimento para os alunos catarinenses. Mais do que formar futuros jogadores, a competição fortalece valores como disciplina, coletividade e respeito, aproximando escolas, núcleos esportivos e famílias em torno do basquete.

Compartilhe essa notícia:

plugins premium WordPress