Franca será palco da estreia da LPB Instituto Cury (Liga Pró Basquete) neste final de semana, no sábado, 20, a partir das 9h. O torneio, que é realizado pela Pró Basquete e vai reunir mais de 100 atletas sub-15, tem como patrocinador o Instituto Cury, que fortalece a realização de uma competição estruturada e acessível, voltada ao desenvolvimento e à valorização do basquete pré-competitivo.

A liga será disputada em três regiões, todas reunindo seis equipes. A primeira acontece em Franca, no Ginásio Pestalozzi, com a participação de dois times do município, além de Araraquara, Matão, Ribeirão Preto e uma equipe formada por atletas de Orlândia e Guaíra. A segunda será na região metropolitana de São Paulo, enquanto Campinas receberá a terceira leva de jogos.
O torneio é uma iniciativa da Pró Basquete, em parceria com o Instituto ASPA e o IAV (Instituto Anderson Varejão). Cada time é formado por 12 atletas de qualquer sexo nascidos até 2010, todos integrantes de projetos sociais das duas entidades parceiras.
Segundo o coordenador técnico da Pró Basquete, Juan Pablo Figueroa, a proposta vai além da disputa esportiva. “O objetivo dessa competição é, principalmente, oferecer um ambiente organizado para promover integração entre as equipes e as cidades que participam. É um formato diferente, dividido em três regiões, que vai permitir o envolvimento de atletas de projetos sociais, representando suas cidades. Os dois melhores times de cada região garantem vaga na fase final, que será disputada em dezembro, em São Paulo”.
Grupos
Confira abaixo os times que vão disputar a LPB Instituto Cury:
Região 1 – Franca: Franca A, Franca B, Orlândia/Guaíra, Ribeirão Preto, Araraquara e Matão;
Região 2 – São Paulo: São Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Sorocaba e Votorantim;
Região 3 – Campinas: Campinas, Jundiaí, Vinhedo, Piracicaba, Valinhos e Sumaré.



Incentivo
Com o incentivo do Instituto Cury, a liga se consolida como um espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento do basquete de base, conectando projetos sociais, clubes e escolas em um mesmo ambiente competitivo.
Além do aspecto esportivo, a iniciativa reforça o compromisso da Pró Basquete e dos institutos parceiros em promover o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes participantes, incentivando valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e cidadania, fundamentais para dentro e fora das quadras.