Clínica Internacional da Pró Basquete reúne mais de 250 profissionais e estudantes na UNIFRAN 

A Clínica Internacional da Pró Basquete, realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, na UNIFRAN (Universidade de Franca), em Franca, teve 256 profissionais e estudantes de Educação Física inscritos em três dias de intensa imersão na iniciação esportiva.

O evento, patrocinado pelo Instituto Cury, contou com o apoio da UNIFRAN e foi realizado em parceria com a SEDUC-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). A proposta foi oferecer uma capacitação técnica de alto nível, com palestras e atividades práticas conduzidas por dois nomes de destaque internacional na modalidade: Juan Pablo Figueroa e Octavio Lafiaccola, ambos coordenadores técnicos da Pró Basquete.

Durante a programação, os participantes tiveram acesso a metodologias modernas e fáceis de se aplicar à realidade escolar e de projetos esportivos, com foco na iniciação e no desenvolvimento de fundamentos do basquete. O conteúdo abordou desde aspectos técnicos e pedagógicos até a importância do jogo como ferramenta educativa. Alunos dos projetos sociais parceiros da Pró Basquete participaram das atividades demonstrando os exercícios na prática juntamente dos inscritos.

Para Octavio Lafiaccola, a experiência foi enriquecedora tanto para os palestrantes quanto para os participantes.

“Foi uma clínica sensacional! Tive a oportunidade de compartilhar, com muito carinho e dedicação, todo o conteúdo preparado especialmente para os professores e, principalmente, para os alunos da UNIFRAN. Para mim, foi um desafio motivador, pois queria proporcionar uma experiência diferente, voltada aos estudantes de Educação Física que representam o futuro da nossa modalidade”, afirmou.

O coordenador também ressaltou o engajamento do público, que superou as expectativas. “Fiquei impressionado com o interesse e a vontade de aprender demonstrados pelos alunos. Recebi muitas demonstrações de gratidão, o que me deixou ainda mais feliz por ver que o enfoque e a proposta da clínica realmente tocaram e inspiraram quem participou. Saí da UNIFRAN com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que seguimos formando uma nova geração de profissionais apaixonados pelo basquete”.

Juan Pablo Figueroa destacou a relevância da experiência vivida em Franca. Para ele, o evento representou um momento especial de aprendizado coletivo, dentro e fora da quadra. “Bom, a clínica aqui em Franca foi muito legal, uma experiência nova para todos. Sem dúvidas, é uma situação especial por ser a capital do basquete, e foi muito bom tanto para quem participou quanto para nós, que também continuamos aprendendo”.

O coordenador técnico ressaltou ainda que a clínica foi marcada pela intensa troca de experiências entre os participantes, evidenciando que o basquete pode ser trabalhado de diferentes maneiras e níveis.

“Foi, principalmente, uma troca de experiências, talvez uma forma de mostrar como o basquete pode ser trabalhado independentemente do nível. Ficamos muito felizes com o pessoal que nos acompanhou. Na hora de demonstrar os exercícios, alguns participantes nunca tinham tido contato com a modalidade, mas eles se divertiram bastante. Outros já estavam um pouco mais avançados, como nossos alunos, então foi uma oportunidade de continuar evoluindo. Acho que todos conseguiram aproveitar bem essa nova experiência”, concluiu.

Entre os participantes, a experiência foi marcada por entusiasmo e aprendizado. O estudante Allan Victor Freire, que cursa o quinto semestre de Educação Física na UNIFRAN, destacou a vivência prática como um dos pontos altos da clínica.

“Estou no quinto semestre da faculdade e pretendo trabalhar com basquete, se tiver a oportunidade. É um esporte sensacional. Foi incrível a atividade que nós tivemos aqui. Foi um aprendizado muito grande. Aprendemos a ensinar sobre coordenação motora, tempo de reação, tudo de forma muito divertida, que foi o que mais me chamou a atenção”.

Já Osvaldo Inocêncio Dias, do Instituto Cultural e Esportivo de Sertãozinho, ressaltou a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos em seu trabalho com crianças. “Eu estou com um projeto em Cruz das Posses, com crianças que nunca viram basquete. Com esse curso, com o que aprendi com esses profissionais, com certeza poderei enriquecer muito a minha equipe de lá e a de Sertãozinho também”.

Assim como aconteceu anteriormente em São Paulo, Sabará e Vitória, a Clínica de Capacitação da Pró Basquete em Franca foi um sucesso, tornando-se uma importante ação no fomento da cultura da modalidade e reforçando o compromisso da Pró Basquete com a qualificação de educadores esportivos e com o desenvolvimento do basquete no Brasil.

Confira mais fotos desse dia especial:

Compartilhe essa notícia:

plugins premium WordPress