A primeira edição da Clínica Internacional de Basquete, promovida pela Pró Basquete, foi realizada entre os dias 7 e 9 de março, em São Paulo, reunindo cerca de 100 participantes em uma imersão sobre iniciação esportiva para crianças e adolescentes.
Durante três dias, os coordenadores técnicos da Pró Basquete Juan Pablo Figueroa e Octavio Lafiaccola compartilharam conhecimentos sobre motricidade, controle corporal, fundamentos e conceitos de ataque e defesa, além de abordar como o basquete pode ser um instrumento para o ensino de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito.
O evento contou com presenças ilustres ao longo dos dias. Na sexta-feira, 7, estiveram presentes Luciana Kamimura, gerente executiva do Instituto Cury, patrocinador oficial, e Enyo Correia, CEO da Federação Paulista de Basketball, que chancelou a Clínica.
No sábado, 8, em meio às celebrações do Dia Internacional da Mulher, a capacitação recebeu a campeã mundial e medalhista olímpica Helen Luz e Priscila Souza, líder de esportes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Já no domingo, 9, o encerramento contou com as participações da secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena, e do técnico da equipe profissional de Mogi das Cruzes, Fernando Penna, que comanda o time no NBB (Novo Basquete Brasil).



Por ser a primeira edição, o evento teve um significado especial para a organização. “A clínica marca o início de um projeto que busca aprimorar a formação de profissionais preparados para atender demandas técnicas e psicossociais de crianças e adolescentes, oferecendo capacitação técnica, incentivando o desenvolvimento da modalidade e aumentando o alcance de transformação nas famílias”, disse o presidente da Pró Basquete, João Marcelo Leite.
João Marcelo também aproveitou para destacar a importância das parcerias para a realização de um evento como o do último final de semana. “O apoio de instituições e dos profissionais do basquete foi fundamental para viabilizar tudo, garantindo uma estrutura de qualidade e um conteúdo enriquecedor. Colaborações como a da Federação Paulista de Basketball e do Instituto Cury são essenciais para fortalecer iniciativas como essa, que promovem capacitação a profissionais e qualificam os ensinamentos esportivos e sociais para adolescentes.”

O CEO da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, comentou que capacitar os profissionais responsáveis pelo ensino é a chave para se qualificar todo o ecossistema do basquete brasileiro.
“Quando você capacita os formadores, a base da pirâmide, que é formada pelos adolescentes, recebe uma formação tecnicamente melhor. Esse tipo de ação da Pró Basquete é muito louvável e faz parte do processo que a federação também adota como conduta, fortalecendo o basquete não só do estado, mas de todo o país”, afirmou.



