Mais de 70 crianças e adolescentes alunos dos institutos parceiros da Pró Basquete viveram uma experiência inesquecível na última quarta-feira, 12 de novembro, durante um encontro promovido pelo CBB Cuida com a Seleção Brasileira Feminina de Basquete. A ação aconteceu no Centro Olímpico, em Moema, São Paulo, e contou com o patrocínio do Instituto Cury.

O evento, focado na integração social e no incentivo ao esporte, se deu em um momento em que a Seleção, sob o comando da técnica americana Pokey Chatman, realiza um período de treinamentos visando o Pré-Mundial de 2025, que será disputado em março, na China.
Durante o encontro, as crianças acompanharam de perto o treino da equipe e, em seguida, puderam interagir com as atletas. O momento foi marcado por muita alegria e emoção: houve sessão de fotos, autógrafos e até um animado bate-bola na quadra. Algumas crianças aproveitaram para brincar e pegar rebotes ao lado das jogadoras, enquanto outras faziam fila para garantir um registro com as craques. De acordo com os pais dos alunos, ao retornarem para as suas casas, muitos deles sequer queriam tirar as camisas autografadas e seguiam empolgadas com o momento especial.






Transformação
A ala-pivô Damiris Dantas, uma das principais referências da Seleção Brasileira, destacou a importância da aproximação entre as atletas e as novas gerações. Segundo ela, experiências como a vivida nesta semana têm um impacto direto na formação humana e esportiva das crianças. “Eu vi várias ‘mini Damiris’, né? A gente tem que ter esse contato com essas crianças, porque elas serão o futuro. Contar para elas que é possível, que o que aconteceu comigo pode acontecer com elas”, afirmou a jogadora, ressaltando que iniciativas como a do CBB Cuida reforçam o papel social do basquete.

Ela também reforçou a força do esporte como ferramenta de transformação. “Eu falo muito do basquete porque é a minha casa, né? Mas o esporte em si é muito importante para criar bons cidadãos. É transformador e cria conexões que são para sempre”.
A atleta ainda relembrou um momento que viveu durante a ação. “Eu consegui ver o brilho no olho de uma menininha. Ela falou: ‘Eu posso te dar um abraço?’. Eu fiquei toda arrepiada, meu olho encheu de água. Estou muito feliz que ações como essa voltem a acontecer. Isso é muito importante”.


Com a energia extra e a paixão das crianças, a Seleção segue sua preparação em busca da vaga no Mundial. Já os alunos que participaram dessa experiência levam para suas casas as memórias para toda a vida do dia que estiveram cara a cara com as estrelas do basquete brasileiro.

Confira mais fotos desse momento especial:














